Modalidades de Venda Direta

Na venda direta, os produtos e serviços são oferecidos pelos revendedores aos potenciais clientes de diversas formas. As principais são:

Porta a porta (door to door): modalidade mais tradicional. Nela, a revendedora vai à casa ou ao local de trabalho do cliente para demonstrar as características dos produtos ou serviços oferecidos, bem como apresentar seus benefícios e tirar todas as dúvidas no mesmo instante. As vendas podem ser concretizadas logo após a demonstração ou posteriormente.

Catálogo: o revendedor deixa um catálogo de produtos e seus respectivos preços com os potenciais clientes, seja em seu local de trabalho ou em sua residência. A vantagem para o cliente é ter um tempo maior para analisar e selecionar os produtos ou serviços que mais lhe interessam e, assim, fazer o pedido diretamente ao revendedor. A estratégia do catálogo é bastante utilizada quando os produtos já são bem conhecidos pelos consumidores.

Evento social (party plan): o revendedor promove uma demonstração na casa de um consumidor em potencial, que recebe amigos e familiares. Podem ser feitas apresentações também em locais de trabalho. A vantagem desta modalidade é apresentar o produto ou o serviço a mais de uma pessoa por vez e sanar as dúvidas de todos ao mesmo tempo. Além disso, fortalece o vínculo do revendedor com a sua comunidade de atuação.

Horários flexíveis, autonomia e várias formas de vender.

Internet / Redes Sociais: esta é a modalidade que mais cresce nos últimos anos e tem permitido a empreendedores de venda direta atingirem um número maior de clientes em potencial. Por meio das principais redes sociais, sites ou aplicativos é possível enviar catálogos eletrônicos, apresentar vídeos sobre os produtos e serviços, tirar dúvidas, compartilhar experiências de outros consumidores, e selar o negócio sem perder o conceito de relacionamento pessoal entre revendedor e comprador.