Silvio Santos: De camelô à bilionário

11 de dezembro de 2015

Conheça a trajetória de um dos maiores empresários brasileiros

Camelô visionário, locutor de rádio, empresário de sucesso e apresentador. A história de Silvio Santos é marcada pela eterna vontade de inovar e conquistar o público. Considerado uma das personalidades mais influentes do Brasil, o dono do império do entretenimento e dos negócios, comemora 85 anos no dia 12 de dezembro.

Filho de imigrantes judeus, Senor Abravanel começou a trabalhar aos 14 anos, como vendedor de canetas e capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor, nas ruas do Rio de Janeiro. Não tardaria muito, o talento para lidar com o público seria reconhecido e Silvio começaria a sua carreira na Rádio Guanabara.

Aos 20 anos mudou-se para São Paulo. Entre espetáculos, sorteios em caravanas e vendas da revista “Brincadeiras para Você”, o empresário consolidou o seu trabalho. Em 1958, em parceria com o amigo, e também radialista, Manoel da Nóbrega, lançou o negócio que o transformaria em bilionário: o Baú da Felicidade.  

Em 1961, Silvio Santos estreou seu primeiro programa na TV, chamado “Vamos Brincar de Forca”, que mais tarde se tornaria o “Programa Silvio Santos”, onde passou a fazer propaganda do Baú da Felicidade. Era o início do Grupo Silvio Santos, que entre 1965 e 1975 ele fundou ou comprou mais de dez empreendimentos – como a Baú Construtora, a concessionária Vimave e a Marca Filmes – que em 1972 passaram a ser administradas pela holding Silvio Santos S/A.

Em 1975, Silvio concretizou o sonho de ter sua própria emissora ao vencer a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. Seis anos depois, o empresário ganharia concessão de mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão.

Sua popularidade foi fundamental para consolidar e expandir as atividades do SBT e das empresas do grupo. E o empresário nunca parou de sonhar e de investir em novos negócios. Em 2006, o empresário fundou a Jequiti Cosméticos. A empresa, uma das associadas da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), é destaque entre as maiores no mercado de cosméticos brasileiro. Com o auxílio do empreendedorismo de seus consultores, da excelência e do respeito, a marca oferece as melhores oportunidades de negócio, realiza sonhos e contribui com a autoestima das pessoas, por meio de produtos e serviços que são verdadeiros objetos de desejo.

Em tempos de instabilidade econômica do país, a empresa do Grupo Silvio Santos segue a tendência do mercado de vendas diretas  e viabiliza a independência financeira para muitas famílias por meio de uma atividade autônoma em tempo integral ou complementar. Ao realizar esse sonho, o empresário apostou suas fichas na Jequiti para superar um período de crise no Grupo Silvio Santos e voltar a crescer ainda mais.

Fonte: Exame e Terra