Estratégias de venda

Para obter sucesso como revendedor, reserve um tempo para aprender ou aprimorar suas estratégias de venda. É preciso saber e gostar de se relacionar com o público, entender suas necessidades e apresentar as melhores soluções de uma maneira simples, objetiva e convincente.

Reunimos abaixo algumas dicas valiosas.

 

EmpatiaTudo começa por ela. Saia da sua posição e coloque-se no lugar do seu cliente. Pense em como gostaria de ser abordado por um vendedor. Não pressione nem demonstre desespero pela venda.

 

Acredite no que você vende – Ninguém irá comprar algo que você esteja vendendo se não sentir a sua confiança nele. Por isso é fundamental que, além das características técnicas, tenha uma experiência com o produto ou serviço.

Se apresente bem  – Vista-se conforme o local que fará a visita. Pesquise qual o traje mais adequado para a ocasião, se formal ou mais informal. Expresse-se bem, de forma simples, direta e objetiva. Não use palavrões e evite gírias.

Perfil do cliente – Há clientes que preferem atendimentos mais amigáveis e informais, porém outros buscam agilidade na compra e preferem objetividade do vendedor. Cabe ao empreendedor identificar e saber lidar com cada perfil, realizando atendimentos adequados e aproveitando as oportunidades de cativar o cliente.

 

Necessidades do cliente – Antes de começar a falar do seu produto, dê preferência para ouvir o cliente. Entenda o que ele busca e quais as suas necessidades. Quanto mais informações você tiver, melhores serão as oportunidades de apresentar o que está vendendo.

 

Conheça seu produto – Estude e conheça perfeitamente todas as características do produto que esteja vendendo. Os consumidores se sentem mais seguros ao perceber conhecimento do vendedor. Seja claro e objetivo ao responder as dúvidas.

Pós-venda – Reforce o atendimento pós-venda e demonstre interesse em manter o contato com seu cliente. Realize pesquisas de satisfação, oferte benefícios que  favoreçam a fidelização do público.

E, claro, não se esqueça da simpatia e do sorriso natural.