Natura é eleita uma das empresas mais éticas do mundo

15 de abril de 2016

Ethisphere Institute reconhece, todo ano, empresas que trabalham para que a ética seja parte do seu dia-a-dia

A Natura foi reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo, em 2016, pela Ethisphere Institute, líder global na definição e promoção dos padrões para práticas comerciais éticas. Pela sexta vez no ranking, a multinacional é a única brasileira a integrar a lista, composta por maioria norte-americana.

Em 2015, a empresa criou a diretoria de compliance e um canal que atende denúncias de corrupção e casos relacionados ao conselho de administração, a suas instâncias de apoio ao Comitê Executivo. “Este é um importante reconhecimento internacional para a Natura, pois reforça nosso compromisso com a ética e transparência em nossas ações”, ressalta Roberto Lima, diretor-presidente da companhia.

Além disso, a Natura adaptou-se voluntariamente às normas da certificação SOx, de acordo com a lei Sarbanes-Oxley (EUA), que prevê mecanismos de auditoria e segurança para evitar fraudes.

O programa das Empresas mais Éticas do Mundo reconhece empresas que se sobressaem em três áreas: promoção interna de normas e práticas comerciais éticas, permitindo que os gerentes e colaboradores façam boas escolhas e moldem os padrões das futuras indústrias ao introduzir, hoje, as melhores práticas do amanhã. As empresas reconhecidas superaram-se, historicamente, as outras financeiramente, demonstrando a ligação entre as boas práticas éticas e o desempenho do que é valorizado no mercado.

Para candidatar-se à avaliação, as empresas devem responder a um questionário e as pontuações são divididas em cinco categorias: programa de ética e compliance (35%), cidadania corporativa e responsabilidade (20%), cultura de ética (20%), governança (15%) e liderança, inovação e reputação (10%).

O Ethisphere Institute adota uma medição própria, com base em percepções de dados que auxiliam as organizações a aumentar o caráter corporativo e a acreditar no impacto da integridade e da transparência na confiança do público e na linha de fundo de qualquer organização.

Fonte: Envolverde