7 dicas para facilitar o dia a dia do seu negócio

9 de outubro de 2018

Novas tecnologias ajudam pequenas e médias empresas a otimizarem seus recursos e o tempo para não pararem de inovar e crescer

As PMEs são essenciais para a nossa economia: são mais de 17 milhões de empresas que empregam quase metade dos trabalhadores do país. Mas, infelizmente, elas não estão livres de risco. Uma em cada quatro companhias fecha antes de completar dois anos. Por isso é importante cuidar da gestão para que o negócio dure.

Novas tecnologias que facilitam o trabalho do empreendedor podem aumentar as chances de sucesso da sua empresa. O primeiro passo é ter um modelo de negócios para uma ação estratégica e de pouco risco. E mesmo quem não estudou o assunto pode encontrar planilhas e aplicativos que ajudam a começar com o pé direito. Uma alternativa é o software Plano de Negócio 3.0, do Sebrae, que organiza informações sobre ramo de atividade, produtos e serviços oferecidos, clientes, concorrentes, fornecedores, entre outros dados importantes. Já com o app Make Money é possível verificar a viabilidade do negócio, os riscos envolvidos na sua operação e criar um plano de inovação.

Algumas ferramentas também podem ajudar na gestão dos funcionários. Com o Trello, por exemplo, o empreendedor pode ter uma visão geral do que acontece na companhia, cobrar seus funcionários e estabelecer prazos e metas a serem cumpridos. E para a área de RH recrutar com mais assertividade há o software Kenoby, que auxilia no processo de seleção ao concentrar na mesma plataforma a divulgação de novas vagas, o banco de talentos, a triagem e a comunicação com o candidato.

Para PMEs que lidam com clientes, é importante usar as ferramentas digitais para melhorar continuamente o atendimento ao consumidor, com dispositivos de avaliação e pesquisa de satisfação. Um exemplo é o Soho, que possibilita o gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato. As funcionalidades de inteligência artificial permitem ainda consultas ao banco de dados por telefone para forças de vendas que trabalham longe do escritório.

Fonte: EXAME